COMO TER UM CABELO SAUDÁVEL? Episódio 1 “Saúde e autocuidado”

COMO TER UM CABELO SAUDÁVEL? Episódio 1 “Saúde e autocuidado”

SAÚDE DO ORGANISMO

Quando falamos de saúde capilar temos de pensar na saúde do nosso organismo num geral porque as duas têm relação directa. O nosso cabelo é um marcador de saúde, quando temos alguma doença ou disfunção no organismo muitas vezes o nosso cabelo nos alerta através de sintomas refletidos nele.

 Por exemplo: Uma pessoa com constantes crises de estresse gera altas taxas de cortisol no organismo (um hormônio ligado a diversas regulagens de funções metabólicas no organismo, é liberado em grande quantidade como reação ao estresse) e, assim, o corpo não entende que os cabelos são importantes. Então, todas as vitaminas, proteínas e nutrientes que consumimos e que antes eram direcionados para os fios de cabelo o organismo envia para outras partes do corpo como PRIORIDADE, o que pode causar uma queda capilar em grande quantidade.

Assim como no exemplo acima onde falamos do estresse, o mesmo pode acontecer com a ansiedade, a depressão, anemia e com outras doenças que causem alterações hormonais no organismo.

 

ESTRESSE VS QUEDA CAPILAR

Quando há relação entre estresse e queda de cabelo, é importante considerar tratar de ambas as situações. A perda dos fios, por exemplo, pode ser solucionada com tratamentos específicos. Mas de nada vai adiantar se não priorizarmos a saúde mental, já que é o que causou a queda capilar.

 

CONTROLE DO ESTRESSE

Você deve fazer uma instropecção para descobrir porque tem se estressado tanto ou então procurar um especialista para ajudar a  identificar a causa do nervosismo e indicar qual a solução para amenizá-lo, podendo ser terapias em grupo ou individual com o profissional, ou até mesmo uso de fitoterápicos naturais (remédio produzido através de plantas medicinais) que têm um bom potencial tranquilizador.

 Depois de tratarmos da saúde psicológica e emocional é que os tônicos, shampoos, ou até mesmo suplementos, irão fazer efeito e o cabelo voltar forte e saudável.

 

OUTRAS DOENÇAS FÍSICAS

Em caso de outras doenças, como anemia ou problemas na tiróide devemos fazer o mesmo, procurar um profissional de saúde para ajudar a dar solução ao problema e depois é que tratamos do exterior (couro cabeludo e fios de cabelo).

 

INSUFICIÊNCIA NUTRICIONAL

Nós precisamos que o nosso organismo tenha nutrientes suficientes para que ele consiga produzir cabelo saudável também então temos que alimentar-nos correctamente!! Porque não adianta aplicarmos um monte de produtos no couro cabeludo quando nem nos alimentamos saudavelmente e nem bebemos água suficiente.

 

TRATAMENTOS

Temos de ingerir alimentos ricos em proteínas como a carne, o peixe, ovo, leite e muitos mais. A proteína é a substância mais necessária na produção dos nossos cabelos então é muito importante que haja um equilíbrio bom na sua ingestão no nosso organismo.

Temos também os alimentos com muitas vitaminas como as frutas, os cereais, os ovos, o leite e muitos mais.

O consumo de água diária recomendada é de 2L no mínimo!! Então temos se conciliarmos a alimentação balanceada com muitos nutrientes e o consumo de bastante água isso com certeza vai refletir na saúde dos nossos fios!

As vezes consultar um médico para nos orientar é a opção mais adequada!

 

SAÚDE E AUTOCUIDADO

Cuidarmos de nós, da nossa saúde e do nosso bem estar é crucial para termos uma qualidade de vida melhor, todos esses cuidados refletem imenso no estado do nosso cabelo…

No próximo capítulo vamos falar dos cuidados externos (couro cabeludo e fios de cabelo).

Já sabem, alimentem-se bem, bebam muita água e evitem o estresse, um beijo e até a próxima.

  

Fonte: Enraisada,

Escolha saúde capilar


Deixe um comentário